segunda-feira, 28 de março de 2011

Florianópolis - A ilha da Magia


Florianópolis - capital do Estado de Santa Catarina é conhecida como a ilha da magia, e não detém esse título á toa. Uma ilha que possui uma beleza encantadora, lindas praias, povo acolhedor e singular. Nenhum outro lugar do Brasil moldou a colonização açoriana como Floripa (nome carinhoso), conheça um pouco dessa cidade que possui o jeito "manézinho" de ser.


O cartão postal da cidade é a ponte Hercílio Luz que ligou durante muitos anos a Ilha ao Continente, hoje ela passa por reparos e a ponte utilizada é a Pedro Ivo Campos.

Durante as festividades Natalinas e do Ano Novo a ponte recebe uma iluminação que dá mais charme ainda a cidade.


Antes de falar das praias de Floripa, vou falar de uma lagoa que representa a beleza encantadora dessa cidade, trata-se da [b]Lagoa da Conceição[/b], no coração da ilha ela reúne praias, dunas e montanhas. Para quem aprecia esportes náuticos pode praticar windsurfe, caiaque, kite surf e jet sky. Dos morros saem parapentes e vôos de asa delta. A lagoa também é muito conhecida por abrigar inúmeros barzinhos ou restaurantes diferenciados. Para quem tem o rock´n roll nas veias como é meu caso, não deixe de conhecer o John Bull, uma franquia de casas de rock sempre com um bom som e ambiente que lembra os pubs ingleses. Confira a programação em http://www.johnbullpub.com.br/john-bull-cafe-floripa/. Um restaurante bem legal na lagoa é El Mexicano, comidas típicas mexicanas e música e ambiente festivos. Quer mais opções na lagoa acesse: http://www.vivafloripa.com.br/anoite.htm

Florianópolis oficialmente possui 42 praias, não conheço todas, portanto vou falar das principais:

Praia da Joaquina - Essa foi a primeira praia que conheci na minha vida, fica ao leste da ilha. Nos anos 70 era a praia mais famosa, da capital, quando foi "descoberta" por surfistas do mundo inteiro. A grande marca registrada da Joaquina é o aglomerado de rochas, que dão aquele charme especial a praia e proporcionam uma bela visão panorâmica. A “Joaca” possui uma boa infra-estrutura: sanitários, estacionamento, salva-vidas, posto policial, bares, hotéis e restaurantes.
Não deixe de conhecer as dunas aos arredores da Joaquina, as pranchas podem ser locadas na hora. O acesso é único e se dá pela estrada geral da Joaquina.

Curiosidade: O nome Joaquina, veio de uma moradora da região que ensinava bordados as mulheres dos pescadores da região no século XVIII até que certo dia uma onda a carregou para o mar.

Praia dos Ingleses - Uma praia muito procurada pelos turistas, principalmente os argentinos. Reza a lenda que um navio inglês naufragou nas suas águas, por isso o nome Ingleses. Nos meses mais frios é possível comprar a tainha na própria praia, escolha sempre a tainha fêmea e mais robusta, com a sua ova é possível fazer um recheio saboroso. Ficou interessado? Então acesse esse link e aprenda como fazer essa delícia. http://tudogostoso.uol.com.br/receita/35209-tainha-recheada-assada.html
O Acesso a praia dos Ingleses se dá pela saída II do elevado da Beira Mar Norte.

Canasvieiras - Uma praia tranqüila, romântica, com águas verdes e calmas. Fora da temporada, chega até ser pacata demais. Ficam próximas as praias de Jurerê Internacional e Daniela. Atrai muitos turistas e famílias que procuram tranqüilidade e sossego. Da praia é possível visualizar a Ilha do Francês.

Jurerê Internacional– Esse loteamento residencial é a coqueluche dos abonados e novos ricos. Uma região repleta de mansões e condomínios fechados. Personalidades ilustres do nosso Brasil possuem casa nessa região, os preços iniciais para a aquisição de um imóvel ficam na casa de 2 milhões de reais.

No centro da cidade é possível conferir a arquitetura típica açoriana no Mercado Público Municipal, um espaço que é o reflexo dessa gente que ama tanto Floripa. Lá você encontrará políticos, artistas, gente simples e os tradicionais boêmios. Os boxes vendem diversos tipos de frutos do mar, peixes, especiarias e bebidas. O destaque fica para o tradicional Box 32 que há mais de 25 anos serve as melhores refeições a base de frutos do mar do centro de Floripa. Esse restaurante se intitula o balcão mais democrático de Floripa e virou tema para o livro “Sabor de Sucesso: Como 15m2 ficaram conhecidos no mundo inteiro”. Eu sugiro os pratos com camarão e a porção de presunto espanhol Pata Negra. Quer conhecer os outros pratos? Confira o cardápio de delícias em: http://www.box32.com.br/box32.php.

Como chegar em Florianópolis: Para quem é de fora para o Estado, a melhor maneira de chegar é via Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O aeroporto recebe vôos das principais empresas nacionais: Gol, TAM, Webjet, Trip e Avianca. Na temporada de verão a oferta de vôos charter é enorme devido a demanda. O aeroporto carece de investimentos, não é tão confortável assim devido ao espaço físico. Existe um projeto de ampliação do aeroporto, porém como a cidade não foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 2014 a tendência é ficar mais demorada essa obra.

Para quem pretende ir de carro tem a opção via Porto Alegre pela BR 101 trecho Sul, pagando pedágio em Palhoça ou então sentido Curitiba pela BR 116 e depois trecho norte da BR 101 pagando pedágio em Tijucas do Sul, Garuva, Barra Velha e Tijucas. Lembrando que o deslocamento dentro da ilha é tranquilo, porém o acesso do Continente para a Ilha é caótico em determinados horários. O ideal é o turista ou viajante como queiram, elabore um bom plano, tenha noção das distâncias entre os pontos da ilha e evite grandes deslocamentos no mesmo dia. Segue um mapa da cidade:

Guia completo da cidade: http://www.guiafloripa.com.br

Quer saber como são as baladas de Floripa, aquelas que o Ronaldinho Gaúcho fica até amanhecer? Acesse: http://www.vivafloripa.com.br/anoite.htm

Quer rir um pouco com o típico sotaque da ilha? Taix Tolo nêgo!? Então conheça o Darci!


Floripa é assim: simples, linda e naturalmente instigante. Portanto esse será o primeiro de inúmeros posts. Gostaria da colaboração dos leitores desse site para a construção dos futuros artigos e dicas. Sou novo no litoral, morei no interior (oeste do Estado) por 15 anos e ainda tenho muito o que descobrir no litoral catarinense. Em breve teremos um fórum apenas de Santa Catarina e muitas dicas virão. Um grande abraço, obrigado por lerem este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como Requerer seu Passaporte Brasileiro

Olá pessoal! Segue o passo a passo para que você possa Requerer um Passaporte Brasileiro Acesse a página da Polícia Federal REQUERER PASS...